Quem Somos


O Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades (SEIC), é o órgão gestor das carreiras de Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos, Geólogos e Geógrafos em atividade no Governo do Estado.

O IEEA distribui profissionais aptos à atender as necessidades específicas das secretarias, autarquias e fundações estaduais, além de propor diretrizes e orientações técnicas voltadas para o estabelecimento de políticas no campo da engenharia, da arquitetura, da geologia e da geografia. Assim o instituto desempenha importante papel na administração pública fluminense.

Criado pela Lei N. º 1.733, de 01 de novembro de 1990, o IEEA tem como missão prestar serviços e assessoramentos aos municípios do estado do Rio de Janeiro, como transferência de tecnologias, estudos e projetos. As parcerias municipais acontecem por meio de acordos de cooperação técnica.

O órgão tem o objetivo de demonstrar a eficiência de seus profissionais, buscar um trabalho mais afinado com o mercado, além de procurar soluções práticas que venham contribuir para melhorar a qualidade de vida da população.